Arthur Braga
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O seminário internacional sobre produção audiovisual poderá ajudar a discussão do projeto que prevê a criação da Agência Nacional de Cinema e Audiovisual (Ancinav) do Ministério da Cultura, já que "trata de experiências de diversos países do mundo no campo da ação do estado em relação à economia do audiovisual, seja do estado como regulador, como fomentador e organizador de políticas de desenvolvimento do setor", disse hoje o assessor especial do ministro Gilberto Gil, Manoel Rangel.
Nos três dias de encontro estão sendo discutidas questões como a atuação estatal no setor, as experiências de países latino-americanos, o fomento à produção, as novas tecnologias, legislação e o papel da televisão diante da convergência digital. Manoel Rangel cita as experiências de países como a França e Coréia do Sul, apresentadas no encontro, "que já percorreram um processo importante de organização e de regulação do audiovisual". Ele acrescentou que o Brasil pode analisar esses modelos e "assimilar essas experiências" para o debate que trata da Ancinav.
A França e a Coréia do Sul são bons exemplos "de forte ação do estado, de valorização estratégica da atividade do audiovisual permitindo que a Coréia do Sul garanta um espaço no mercado interno de 45 % com a produção local e a França com 35 %", disse. "Essa combinação entre arte e indústria torna essa atividade do cinema e audiovisual uma atividade muito específica e especial que tem grande importância econômica, como gerador de riquezas e empregos qualificados e que tem uma grande importância cultural", completou Manoel Rangel.
Sobre a recente criação do Fórum pelo Desenvolvimento do Audiovisual e do Cinema (FAC), representando 150 mil profissionais em 13 mil empresas do setor, ele disse que o governo estimula e valoriza a participação da sociedade organizada e "quanto mais organizações surgirem ou entidades se associarem para o debate, com foco no desenvolvimento, na economia regulada, na competição e na diversidade de fontes de informação, será bem vindo".