Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
Rio - A Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S/A) vai patrocinar as seleções brasileiras masculinas de basquete cadete (15/16 anos), juvenil (17/18 anos), sub-21 e adulta. O contrato de patrocínio, no valor de R$ 3 milhões anuais renováveis pelos próximos 4 anos, será assinado nesta segunda-feira (6), às 11h30, no Jockey Club Brasileiro, pelo ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e pelos presidentes da Eletrobrás, Silas Rondeau, das subsidiárias da empresa e da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Gerasime Grego Bozikis.
A Eletrobrás já é a patrocinadora do basquete feminino. Para o presidente da CBB, com a extensão para o masculino será possível preparar a modalidade para o ciclo olímpico dos próximos anos. Grego informou que com os investimentos será possível melhorar a preparação dos atletas e a partir de março serão feitas partidas amistosas. Em setembro, haverá a Copa América na República Dominicana, classificatória para o Mundial Masculino do Japão em 2006, além do feminino no mesmo ano, no Brasil. Em 2007, o Panamericano do Rio de Janeiro e o pré-olímpico classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim, na China. "Precisamos estar com as duas equipes, masculina e feminina, bem preparadas para buscar a vaga e que em 2008 possamos estar nas Olimpíadas", afirmou.
O presidente da CBB informou ainda que haverá a criação de 24 clínicas de técnicos para preparar profissionais em todo o país. A ênfase, segundo ele, será para os estados das regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde há maior carência. "Será mais qualificação para os técnicos, principalmente para aqueles que cuidam das categorias de base. Entendemos que começando desde os 12 anos, preparando os meninos e meninas com técnicos qualificados pela CBB, evidentemente, vamos ter um futuro promissor", disse.