Lula comemora crescimento de 5,3% do PIB com crítica aos ''pessimistas de plantão''

02/12/2004 - 19h23

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou hoje o resultado do crescimento de 5,3% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) este ano, em comparação à igual período de 2003: "Muitos chegaram a pensar que o país não iria supurtar, iria quebrar. Não só o país não quebrou como, de forma surpreedente, sobretudo para muitos pessimistas de plantão, o PIB teve um crescimento de 5,3%, gerando, de janeiro a novembro deste ano, um 1,8 milhão de novos empregos com carteira profissão assinada".

Lula participou hoje, no Palácio do Planalto, da cerimônia de sanção da Lei de Inovação de Incentivo à Pesquisa Tecnológica. Em seu discurso, ele disseque um país só será construido mais rápido quando a sociedade acreditar nele. "Um dos grandes probremas no Brasil é que muitas vezes se falou demais e se fez de menos".

O presidente afirmou que 2005 será o ano do desenvolvimento brasileiro. "Agora, temos uma politica industrial e vamos fazer dela a mola mestra do crescimento econômico para o próximo ano", ressaltou o presidente. Para isso, segundo ele, cabe ao estado dar a infra-estrutura e financiar projetos importantes para que o Brasil continue crescendo e gerando empregos, e, à sociedade cabe ter auto estima e confiança no país.

Durante a cerimônia de sanção da lei de incentivo à pesquisa tecnológica, 22 empresas receberam troféus do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2004 – Etapa Nacional.