Vale do Rio Doce é escolhida para explorar carvão em Moçambique

14/11/2004 - 15h48

Brasília, 14/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) foi escolhida, durante processo de seleção internacional, pelo governo africano de Moçambique, para explorar o complexo carbonífero de Moatize, na região do Vale do Zambeze.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores diz que o governo brasileiro tomou conhecimento com satisfação da escolha, pois se trata de empreendimento de grande envergadura, que envolverá investimentos da CVRD em valor estimado de US$ 1 bilhão. Paralelamente, implicará a execução de importantes projetos de desenvolvimento econômico e social na região.

A nota diz, ainda, que o governo brasileiro acompanhou de perto o processo de seleção, tendo em vista a perspectiva do estabelecimento de uma grande empresa do país em Moçambique, e apoiou a elaboração de projetos sociais que a CVRD apresentou no contexto da concorrência.

Para o Itamaraty, "a marcante presença da CVRD em Moçambique constitui marco importante nessa nova fase das relações entre os dois países-irmãos e adquire significado especial no contexto das políticas que o governo brasileiro vem desenvolvendo em função da prioridade atribuída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao relacionamento com a África, em
especial com os países de língua portuguesa."