Brasília, 14/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende realizar na quinta-feira (18), na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o leilão de concessão de 1.002 quilômetros de linhas de transmissão da rede básica. A agência confirmou a pré-qualificação de 17 empresas, cujo processo foi executado pela Comissão Especial de Licitação da Aneel e pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC). Do total, 11 são empresas brasileiras, cinco espanholas e uma italiana.
Serão ofertados, segundo a Aneel, dois lotes com duas linhas de transmissão e três subestações, em cinco estados: Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais. Os empreendimentos devem entrar em operação, no máximo, em 24 meses, e poderão gerar cerca de 2.500 empregos diretos. Quem oferecer a menor tarifa, ou seja, o menor "pedágio" pela passagem de energia pelos fios, que funcionam como "rodovias elétricas" vence o leilão, conforme a Aneel.
A agência garante que "os deságios eventualmente verificados no leilão resultarão em benefícios ao consumidor, uma vez que a tarifa de uso dos sistemas de transmissão é um dos componentes de custo da tarifa paga pelo consumidor final às distribuidoras, além de contribuírem para maior
competitividade do setor produtivo nacional."