Marcos Chagas e Débora Barbosa
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A responsabilidade social não se resume ao controle dos gastos públicos. João Sucupira é especialista, no Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), na participação social das empresas. Segundo ele, a responsabilidade social dos empresários não se resume só aos gastos para o setor, mas também ao modo como são produzidos seus produtos, se são bem utilizados e se as empresas poluem o meio ambiente.
Neste sentido, da mesma forma que as empresas realizam seus balanços financeiros, o Ibase criou um "balanço social" que mostra a transparência de suas ações no setor. Sucupira afirmou que cerca de 450 empresas já publicam seus balanços sociais. "Entre estas empresas que se engajaram de uma forma mais intensa nós temos uma quantidade que gira em torno de 80 empresas que estão fazendo um balanço social no modelo como o Ibase está propondo", diz o técnico.
No entanto, Sucupira alerta que muitas empresas assumem a "marca" da responsabilidade social por puro marketing. "Há que se separar o joio do trigo. Isso é uma coisa que estamos procurando cobrar mais. Aqui no Ibase a gente está dizendo: olha o discurso cresce muito, tem muita coisa se falando, mas os números são muito aquém do que a gente poderia imaginar, depois de sete anos de campanha", ressalta João Sucupira.