Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Fundação Alexandre de Gusmão, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, promove nos próximos dias 16 e 17, em São Paulo, o seminário "Brasil-Rússia: fortalecimento de uma parceira".
O evento antecede a visita do presidente russo, Vladimir Putin, ao Brasil, nos dias 21 e 22 deste mês, além de aprimorar as relações entre Rússia e Brasil - processo iniciado pelo vice-presidente, José Alencar, que viajou oficialmente aquele país no mês passado. Alencar vai abrir o seminário que ocorrerá no Hotel Intercontinental.
De acordo com o Itamaraty, o primeiro dia do evento tem como objetivo estimular negócios entre os dois países. Cerca de 60 empresários e representantes do governo russo devem participar do seminário. O dia 17 será dedicado aos debates sobre a política e economia russa. Um dos palestrantes sobre os temas será o assessor do presidente Putin, Igor Shuvalov.
O ministério informou ainda que há a previsão dos conselhos empresariais Brasil-Rússia e Rússia-Brasil realizem uma reunião conjunta - aberta aos empresários presentes ao seminário. O primeiro conselho é presidido pelo ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (ABEC), Marcus Vinicius Pratini de Moraes. Já o conselho Rússia-Brasil é coordenado pelo presidente da holding Soglasie S.A, Ara Abramian.