Brasília, 12/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, no encerramento do Encontro Empresarial Brasil-China, que o país demonstrou hoje que a relação entre as duas nações é "para valer". O encontro foi realizado no Itamaraty.
"O Brasil, hoje, deu uma demonstração de confiança, deu uma demonstração de que a nossa relação estratégica é para valer quando, definitivamente, o Brasil reconhece a China como economia de mercado", disse o presidente. Ele acredita que isso representa a seriedade e a prioridade dadas à relação Brasil-China.
Lula afirmou que a intensificação do relacionamento tem permitido um melhor conhecimento mútuo, tanto entre os dois governos quanto entre as sociedades brasileira e chinesa. "É dessa forma que estamos consolidando uma parceria mutuamente benéfica", ressaltou. "Afirmei em Xangai, em maio último, e hoje repito, que nossos países estão consolidando, definitivamente, uma das mais sólidas relações políticas, comerciais, culturais e econômicas que o mundo já conheceu", disse o presidente.
Segundo ele, apesar de importantes desafios no cenário mundial, o Brasil e a China mantiveram inalterável sua trajetória rumo ao progresso e à estabilidade econômico-social. "Tenho confiança de que saberemos usar nossa experiência, paciência e criatividade coletiva na busca de soluções inovadoras para os desafios que permanecem", afirmou.