Lula agradece apoio de Hu Jintao à aspiração brasileira de integrar Conselho de Segurança da ONU

12/11/2004 - 20h50

Brasília, 12/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu na noite desta sexta-feira o apoio do presidente chinês, Hu Jintao, à aspiração do Brasil de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No brinde oferecido a Jintao, durante jantar no Palácio do Itamaraty, Lula disse ter ouvido com satisfação as palavras de estímulo do presidente chinês à pretensão brasileira.

"Ouvi com satisfação do presidente Hu Jintao palavras de estímulo a que o Brasil desempenhe um papel maior no cenário internacional, particularmente no âmbito das Nações Unidas. Entendemos ser esta uma manifestação favorável a que o Brasil participe como membro permanente dos trabalhos de um Conselho de Segurança reformado", disse Lula.

O presidente brasileiro presenteou Hu Jintao com uma escultura, "Tartaruga Marinha", em mármore verde, feita por Paulo Aguinsky, do município de Caçapava do Sul (RS). A obra pesa 25 quilos e, segundo o presidente, tem como significado o desejo brasileiro de estabelecer um relação longa e permanente com a China. Na cultura chinesa, a tartaruga simboliza a longevidade.