PF prende funcionários da Fazenda acusados de participar de esquema de sonegação de impostos

12/11/2004 - 20h45

Silva Diniz
Repórterda Agência Brasil

São Luís - Policiais Federais realizaram hoje, em São Luiz (MA), uma operação de combate a sonegação fiscal. Denominada de Operação Catuaba, a movimentação policial ocorreu em nove estados cumprindo mandado de prisão contra 83 pessoas suspeitas de sonegação de impostos, na produção e comercialização de bebidas.

Em São Luís a PF localizou um depósito no bairro do São Cristóvão com cerca de mil caixas de bebidas sem o selo de controle da Receita. Seis funcionários da Secretaria Estadual da Fazenda que estariam recebendo propina para facilitar a sonegação foram presos.

Segundo a PF, duas vezes por mês era depositado dinheiro na conta de Herbet Leite Loureiro para o pagamento dos fiscais da Receita Estadual. O dono do depósito Engarrafamento Coroa, é acusado de sonegar R$ 25 milhões.

Além de Loureiro a PF informou a prisão de mais cinco pessoas no Maranhão. De acordo com a Policia Federal a operação cumpriu todos os mandados de prisão expedidos pela 4ª Vara Federal com sde na Paraíba. Os envolvidos responderão pelos crimes de sonegação fiscal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos.