Arthur Braga
Repórter da Agência Brasil
São Paulo, 5/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Federal apreendeu hoje grande quantidade de esmeraldas, avaliadas em R$ 6 milhões, além de mercadorias sem documentação regular, documentos e computadores durante a Operação Capela, no escritório de Law Kim Chong, no Shopping 25 de Março, e em depósitos do comerciante, apontado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pirataria da Câmara dos Deputados como o maior contrabandista do país.
Cerca de 200 agentes federais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão na região central de São Paulo.Chong está preso em Brasília, desde junho, após ser detido em flagrante pela Polícia Federal, sob acusação de negociar o pagamento de propina ao deputado Luiz Antonio de Medeiros (PL/SP), com objetivo de ter seu nome retirado do relatório da comissão que investigava a pirataria.
Na operação de hoje, a polícia encontrou também uma fábrica de relógios falsificados que funcionava clandestinamente em um dos depósitos investigados. No local, dois imigrantes ilegais chineses foram detidos. Foram realizadas outras seis prisões em flagrante, entre as quais as de duas sobrinhas de Chong.
Segundo o coordenador da Operação Capela, delegado Protógenes Pinheiro de Queiroz, que faz parte do grupo de inteligência da Polícia Federal, há cinco meses estavam sendo investigadas as atividades ilícitas de Chong, seus sócios e parentes, por crimes de contrabando, lavagem de dinheiro, remessa ilegal de moeda para o exterior e formação de quadrilha, entre outros.
Parte do material apreendido deverá ser enviado para análise em Brasília e as mercadorias deverão ser entregues à Receita Federal.