Hugo Chávez propõe criação de organização como a Otan na América Latina

05/11/2004 - 20h54

Rio, 5/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que a união da América Latina é a chave para combater a hegemonia dos países do Norte e para acabar com a dependência dos latinos. Ele chegou a propor a criação de uma organização militar que agrupasse as defesas dos países da América Latina. "Como já existe a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), poderíamos criar a Otasul. Teríamos o povo unido, com seus soldados unidos".

Outra proposta apresentada pelo presidente venezuelano, que participou da reunião de Chefes de Estado do Grupo do Rio, foi a criação de uma companhia petrolífera única para todos os países latino-americanos, a Petrosul. O assunto já havia sido discutido anteriormente com o governo brasileiro. "Só assim vamos conseguir lutar contra a hegemonia dos países do Norte. Com a Petrosul, teremos um poderoso canhão nessa batalha, já que poderemos negociar em melhores condições", afirmou Chávez.

Segundo Hugo Chávez, o Brasil e a Venezuela já possuem grande potencial para a área petrolífera. Isso poderia ser maximizado com a união dos dois países na Petrosul. "Essa é a chave para a nossa independência econômica", disse o presidente da Venezuela.
Chávez também propôs a criação de um fundo monetário sul-americano para acabar com a dependência perante o Fundo Monetário Internacional (FMI), e a Universidade do Sul, uma instituição de ensino superior que receberia estudantes de toda a América Latina.