Integração latino-americana é estratégica para o continente, diz reitora da UFRJ

05/11/2004 - 19h10

Rio, 5/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - A reitora em exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sílvia Vargas, afirmou hoje, ao receber o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que a integração latino-americana é uma questão estratégica para o continente.

"O mundo da multipolaridade necessita, mais do que nunca, do fortalecimento de instituições internacionais capazes de assegurar, ao mesmo tempo, a tolerância da diversidade entre os povos e a solidariedade entre eles", afirmou Sílvia Vargas. Hugo Chávez participou de um debate na UFRJ sobre a integração latino-americana, promovido pela União Nacional dos Estudantes(UNE).

No encontro, o presidente da UNE, Gustavo Petta, disse que é importante pensar também na integração cultural da América Latina. A integração econômica, lembrou Petta, está sendo discutida nesta semana pelos chefes de Estado e de Governo que integram o Grupo do Rio. Segundo o líder estudantil, é importante discutir a integração cultural "porque não dá mais para enfrentar o imperialismo" imposto ao Brasil nesta área. Petta se referia à influência exercida pelos Estados Unidos na América Latina em termos de moda e cultura, inclusive.

Gustavo Petta disse ao presidente da Venezuela que a integração cultural "é determinante e importantíssima". Por isso, convidou Chávez para participar do Congresso Latino-Americano de Estudantes, que será realizado em fevereiro do próximo ano em São Paulo. O evento está sendo organizado pela UNE, pela Federação Bolivariana dos Estudantes Universitários e pela entidade representativa dos estudantes cubanos, entre outras organizações.

Para o presidente da UNE, essa integração tem que incluir a ilha de Cuba, "símbolo da resistência do povo latino-americano ao imperalismo".