Rio, 5/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - Durante encontro com estudantes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na noite de hoje, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que se o reeleito presidente norte-americano George W. Bush continuar com sua política agressiva poderá haver muitas guerras desnecessárias.
"Tomara que haja um mínimo de reflexão por parte de Washington. Os povos do mundo e da América Latina não estão dispostos a agüentar mais um século de imperialismo. Se este segundo império de Bush vier com a mesma carga de agressões do primeiro, haverá vários outros Vietnãs no resto do mundo, assim como está acontecendo no Iraque", disse Chávez, fazendo uma alusão à Guerra do Vietnã, em que os Estados Unidos teriam saído derrotados.
Chávez também falou sobre a situação no Haiti. Segundo ele, o governo da Venezuela não reconhece o atual governante haitiano, Boniface Alexandre, como presidente daquele país. "Jean-Bertrand Aristide é o verdadeiro presidente, porque ele foi eleito pelo povo. Ele foi tirado do poder aos empurrões pelos soldados norte-americanos. Os Estados Unidos seqüestraram Aristide como se ele fosse uma carga", disse.
Chávez não quis, entretanto, opinar sobre o fato de o governo brasileiro ter enviado tropas para pacificar o Haiti. "O Brasil é livre para tomar essas decisões", disse o governante venezuelano, que participou da reunião de chefes de Estado do Grupo do Rio.