Lula visita a Portela e lança Objetivos do Milênio em ritmo de samba

05/11/2004 - 21h25

Rio, 5/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou hoje cerca de 9 mil pessoas à quadra da Escola de Samba Portela, que ficou lotada, em Madureira, subúrbio do Rio. O presidente participou do lançamento do projeto da Organização das Nações Unidas( ONU) de Implementação dos Objetivos do Milênio nas Comunidades de Madureira, Oswaldo Cruz e bairros adjacentes e teve um encontro muito descontraído com o sambista Zeca Pagodinho.

Lula e a Primeira Dama, D. Marisa, foram recebidos pelo presidente da Escola, Nilo Figueiredo e cumprimentados pelos integrantes da Velha Guarda da Portela. O presidente recebeu do compositor Monarco um chapéu e um CD que ele acabou de lançar e retribuiu com um abraço. Muitos integrantes da escola quiseram tirar fotos com Lula, que teve também que dar autógrafos.Depois o presidente foi para o palco, onde descerrou uma placa alusiva à sua visita e recebeu do cantor Zeca Pagodinho uma réplica em tamanho menor.

O presidente República ganhou ainda uma bandeira da Portela e, em homenagem à Escola, beijou o presente, em um gesto que costuma alegrar os simpatizantes das Escolas de Samba. Descontraído, Zeca Pagodinho alertou: "O presidente quer ouvir samba, por favor, o presidente quer ouvir samba."

Houve apresentação da Velha Guarda da Portela, de Zeca Pagodinho e da cantora Marisa Monte. Os dois cantaram "Foi um rio que passou em minha vida" , do compositor Paulinho da Viola. Depois Zeca fez um improviso nos próprios versos do samba que compôs "Deixa a Vida me levar", que marcou a conquista do penta campeonato da Seleção Brasileira e cantou "Deixa a vida me levar, Lula leva eu" para o presidente, que, do palco, sorriu e aplaudiu.

Outras homenagens ainda aconteceriam. Quarenta ritimistas da bateria da escola fizeram uma apresentação especial com o samba enredo do carnaval de 2005, que fala das Oito Metas do Milênio e apresentaram uma novidade que precisou de algumas horas de ensaio durante os últimos dias, segundo Loy, um dos diretores da Bateria. Eles fizeram as famosas "paradinhas" no andamento do samba e gritaram o nome do presidente repetindo as improvisações com os nomes Portela e Brasil.

Emocionado e com lágrimas nos olhos, Lula agradeceu e fez um comentário com D. Marisa. A apresentação da bateria contagiou também o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim que sambou com D. Dodô ,de 84 anos e quew já foi porta-bandeira da Portela. No carnaval deste ano, ela desfilou como madrinha à frente da bateria, mas em 2005 virá abrindo o desfile. D.Dodô gostou do parceiro no samba, mas revelou que não sabia que tinha dançado com um ministro. " Ele é ministro?", indagou.

Na saída, Lula foi muito aplaudido e, segundo o presidente Nilo Figueiredo, prometeu voltar e, se despedindo teria dito: " Até o Carnaval". Para Figueiredo, a visita do presidente da República terá reflexos para o samba do Rio. "Isso tudo é importante para a Portela, para todas as escolas de samba, para o carnaval e para o turismo do Rio de Janeiro", disse o presidente da Portela.
E o samba continuou na quadra, porque hoje é sexta-feira e estava apenas começando o fim de semana em Madureira.

O presidente Lula estava acompanhado na visita pelos ministros do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias e das Relações Exteriores, Celso Amorim, da secretária especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e da secretária especial de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.