Porto Alegre - Moradores de rua da capital gaúcha vão trabalhar em praças, parques e vias públicas da cidade, até o final do ano, dentro do programa de Reinserção à Atividade Produtiva. Ao lançar a quinta edição do programa, durante festividades da Semana Farroupilha, no centro de Porto Alegre, o prefeito João Verle explicou que os usuários de serviços de assistência social e de albergues freqüentarão, a partir de segunda-feira (13), oficinas sobre direitos humanos, saúde e outros temas.
O grupo de 100 pessoas também realizará atividades laborais em parques, praças e ruas, pelas quais receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 200, alimentação, transporte e atendimento em saúde. "Sabemos que a vida nas ruas tira a auto-estima das pessoas", explicou o prefeito, destacando que o programa é importante para o resgate da dignidade dos moradores de rua.
"Na rua, não temos o respeito das pessoas e perdemos a noção do nosso valor", disse o usuário do Abrigo Municipal Bom Jesus, Luciano Morais. Mais de 700 pessoas já passaram pelo programa, desde a primeira edição, em 1999.