Porto Alegre – O município de Pelotas, na região sul do Estado, formou hoje a primeira turma de professores surdos do Brasil, habilitada e qualificada para lecionar em escolas de deficientes auditivos. Segundo a Secretaria da Educação da cidade, no início do curso os alunos passaram por procedimentos iguais aos desenvolvidos no ensino regular tradicional do curso de Magistério, freqüentando as mesmas salas de aula que os não-surdos, o que possibilitou o envolvimento com a comunidade escolar.
Quando começaram as disciplinas de Didática, os seis alunos especiais se separaram dos ouvintes, passando a contar com recursos e sala adaptadas, intérpretes e uma pedagogia diferenciada, voltada ao trabalho que vão passar a desenvolver na educação de deficientes auditivos. O estágio dos professores também foi desenvolvido na Escola de Surdos.
A formatura será conjunta com 15 alunos ouvintes. A colação de grau contará com um orador não-ouvinte, acompanhado de um intérprete, e um orador ouvinte. A formação é parte da política educacional desenvolvida pela Prefeitura junto à comunidade. Implementada em 2001, a turma de alunos surdos foi possibilitada a partir da oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no município.