Brasília, 16/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Arte lançaram hoje a Caravana Funarte de Circulação Regional Brasil Central, além dos Prêmios Funarte de Dramarturgia e Estímulo ao Circo 2004.
O presidente da Funarte, Antônio Grassi, explicou que a Caravana Funarte é um programa que irá promover espetáculos de dança ou teatro que tenham ingressos de até R$ 10 e sejam montados em quatro cidades de dois estados.
Além disso, os artistas também devem promover oficinas e palestras para as comunidades onde os espetáculos sejam montados. "Essse projeto pretende popularizar a arte no país", disse Grassi.
Para o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Paulo Miguez, "esse é apenas o primeiro passo para a popularização da arte. Projetos como esse vão virar uma boa rotina". Ele disse que em breve o Ministério deve divulgar os projetos que envolvam projetos audivisuais, leitura, dança e música.
O artista Luciano Astiko, mais conhecido como palhaço Xarxará Borogodó, rlogiou a iniciativa do governo de premiar eventos circenses, mas disse que isso ainda é pouco. "É preciso também pensar na criação de escolas de circo, que sejam intinerantes, para ensinar a arte para as pessoas", disse