Campanha de vacinação vai durar duas semanas para evitar filas

16/08/2004 - 22h30

Rio, 16/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse hoje que a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), o sarampo, a rubéola e a caxumba vai durar duas semanas para evitar filas nos postos de saúde.

"Como a vacina do sarampo não é apenas uma gotinha, mas uma injeção, ela demora um pouco mais para sua administração. Fazer a campanha em um único dia significaria que teríamos filas enormes e até mesmo deixaríamos de vacinar uma parcela expressiva da população. Por isso, todas unidades que vão vacinar estarão abertas durante esse período de 21 de agosto a 3 de setembro", disse.

Segundo Humberto Costa, a expectativa do Ministério da Saúde é muito positiva. "Estamos convocando a população para que leve todas as crianças de zero a cinco anos para se submeterem à vacinação. O Brasil, já há alguns anos, não tem casos internos de sarampo e manter as crianças vacinadas é a garantia de que nós vamos poder erradicar o sarampo num espaço de tempo curto", afirmou.