Jornalistas devem debater criação de Conselho com o Congresso, diz Gushiken

16/08/2004 - 23h33

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, voltou a dizer na noite de hoje que o projeto de lei enviado ao Legislativo pelo governo para a criação do Conselho Federal de Jornalismo deve ser discutido pelo Congresso e os jornalistas. "Que esse debate seja feito pelos jornalistas. O projeto que o governo apresentou sugere ao Congresso e aos jornalistas que discutam esse assunto", afirmou Gushiken.

A afirmação foi feita durante palestra para uma platéia de trezentos alunos e professores da Faculdade Unieuro, onde Gushiken apresentou o programa de sua pasta "Brasil em 3 Tempos".
Segundo o ministro, o Conselho Federal de Jornalismo deve ser criado com a participação da categoria profissional. "Foi uma reivindicação feita pela categoria profissional e mais: anos e anos de pressão sobre os sucessivos governos. Posto em debate, o que nós queremos é que os profissionais de imprensa discutam essa questão", ressaltou Gushiken.

Sobre o "Brasil em 3 Tempos", o ministro Luiz Gushiken disse aos universitários que é um projeto que pretende desenvolver um planejamento para o país com metas a serem estabelecidas e cumpridas nos anos de 2007, 2015 e 2022. O projeto, segundo ele, foi desenvolvido pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República e está sendo coordenado pela Secretaria de Comunicação Social e Gestão Estratégica.

De acordo com o ministro Luiz Gushiken, a finalidade do Projeto "Brasil 3 Tempos" é oferecer soluções e criar condições para a institucionalização da gestão estratégica dos objetivos nacionais de longo prazo. Gushiken alertou que um projeto como esse deve ser usado por governos sucessivos. "O Brasil 3 Tempos" é um projeto de Estado, não é um de governo", afirmou o ministro.