Brasil cumpre apenas uma das cinco metas internacionais sobre saúde bucal

29/07/2004 - 20h39

Caio d'Arcanchy
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Entre as cinco metas de saúde bucal estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil consegue cumprir apenas a referente ao número de cáries em crianças de 12 anos. Durante a abertura da 3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal, o ministro da Saúde, Humberto Costa disse há pouco a se comemorar e muito por se fazer na área. "Basta ver que entre as metas definidas, apenas a redução do número de cáries em crianças entre seis e doze anos foi cumprida", disse o ministro.

A OMS estabeleceu cinco metas internacionais para a saúde bucal: porcentagem de crianças de 5 anos que nunca tiveram cáries; porcentagem de adolescentes com 18 anos com todos dos dentes na boca; porcentagem de adultos na faixa etária de 35 a 44 anos com 20 ou mais dentes na boca; porcentagem de idosos na faixa etária de 65 e 74 anos também com 20 ou mais dentes; e, por último, a incidência de cáries em crianças na idade de 12 anos. É neste último item que o Brasil tem sucesso.

Enquanto a OMS define que as crianças de 12 anos precisam ter menos de 3 dentes cariados, o Brasil possui a média de 2,8. A conferência começou com mais de uma hora de atraso, e deve prosseguir até o final desta noite. Participam da mesa 22 autoridades: entre elas, os ministros da Saúde, Humberto Costa, das Cidades, Olívio Dutra, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, da Corregedoria Geral da União, Waldir Pires, além do ministro interino da Casa Civil, Swendenberger do Nascimento Barbosa, e da Educação, Fernando Haddad.