Oito povoados maranhenses são beneficiados por programa de combate à pobreza

25/07/2004 - 16h31

São Luís, 25/07/2004 (Agência Brasil) - Oito povoados dos municípios de Açailândia e Vila Nova dos Martírios – na região tocantina – foram beneficiados pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) desenvolvido pelo governo do Estado, com recursos do Banco Mundial. O projeto tem como meta dotar pequenas comunidades com projetos de infra-estrutura, produtivos e sociais.
O gerente da Pré-Amazônia Maranhense, Venâncio Gomes, diz que o PCPR tem contribuído para combater a pobreza no campo, elevando os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). "Através de ações e projetos nas áreas de educação, saúde e geração de emprego e renda, pequenas comunidades estão tendo a oportunidade de elevar seus rendimentos".

Em Açailândia, os assentamentos Nova Conquista e Califórnia receberam rede de distribuição de água; a comunidade do povoado Açaí foi contemplada com sistema simplificado de abastecimento de água; o assentamento Califórnia também recebeu projeto de apicultura e os povoados de Planalto I e Novo Oriente receberam investimentos para serem aplicados em avicultura de corte.

Para a presidente da Associação do Clube de Mães Carentes do Povoado Novo Oriente, Maria Antonia de Melo de Sousa, os investimentos servirão para garantir nova fonte de geração de emprego e renda para as famílias que residem no povoado. "A nossa comunidade é carente e necessita de projetos como esse, que gera lucros e melhoria de vida para as pessoas".

No município de Vila Nova dos Martírios foram implantados sistemas de eletrificação rural nos assentamentos de Córrego do Lontra e Córrego do Paxiba. "A minha vida mudou. Agora posso pensar em comprar uma televisão e uma geladeira para guardar meus mantimentos", diz entusiasmado o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Córrego do Paxiba.