Lula vai inaugurar na África telecentros doados pelo Brasil

23/07/2004 - 19h44

Brasília, 23/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - Durante a viagem à África, na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai inaugurar dois telecentros doados pelo Brasil: o primeiro, em São Tomé e Príncipe e o segundo, em Cabo Verde. Ao todo, foram enviados à África dois servidores e nove 18 "thin clients", computadores sem HD, com baixa capacidade de processamento e pouca memória - o que não impede o uso da internet ou de programas de texto, imagem e som.

As máquinas são equipadas apenas com monitores, teclados e mouse. Todo o processamento é feito pelo servidor. Com isso, o custo de manutenção da estrutura é reduzido. "Essa parceria é um símbolo de que todos os países podem fazer solidariedade digital. Não estamos doando só computadores, mas inteligência, com softwares livres e técnicos promovendo capacitação", afirmou Sérgio Amadeu, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

De acordo com Amadeu, a doação dos telecentros também faz parte de uma estratégia brasileira a ser aplicada, junto com os países africanos, na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, em novembro de 2005, em Tunis, capital da Tunísia. "Os países do primeiro mundo foram contra a proposta africana de criação de um fundo para inclusão digital", disse Amadeu. "O Brasil considera um absurdo que países beneficiados pela tecnologia de ponta não queiram contribuir com os países pobres."