Rio, 29/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) realiza, na próxima segunda-feira (31), na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o workshop "Geração Distribuída no Âmbito da Lei 10.848/04". O objetivo é debater o desenvolvimento da Geração Distribuída (GD) e apresentar propostas para regulamentar a inclusão da produção de energia próxima ao consumidor na nova legislação do setor elétrico brasileiro. A informação é do Presidente do INEE, Jayme Buarque de Hollanda.
Segundo o executivo, um dos principais caminhos para elevar a eficiência energética brasileira é a redução da distância entre a geração e o consumo de energia elétrica, que é o conceito de geração distribuída. Informou, ainda, que em países como Finlândia, Dinamarca e Holanda, mais de 30% das necessidades em energia são atendidos pela Geração Distribuída, com destaque para co-geração com gás natural.
A assessoria de imprensa do INEE lembrou que a Lei 10.848/04, criada em 15 de março deste ano, define o novo modelo do setor elétrico, formalizando a geração distribuída, que vem a ser a geração de energia elétrica próxima ao consumidor final, independente da potência, tecnologia ou da fonte de energia.