Brasília, 4/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Um dos grandes desafios na gestão do novo presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Luiz Odorico Monteiro de Andrade, é o compromisso e a responsabilidade na construção democrática e participativa do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o presidente do Conasems, que tomou posse hoje, a prioridade é fortalecer o processo de descentralização, o sistema nacional de saúde com a política pública geradora de justiça social e garantir a mobilização dos municípios na 12ª Conferência Nacional de Saúde, no final deste ano.
O ministro da Saúde, Humberto Costa, que participou da solenidade de posse, disse que o sistema de saúde no Brasil está passando por um momento de transformação. "Estamos definindo algumas prioridades e buscamos segui-las", disse. O objetivo, informou o ministro, é ampliar o acesso da população ao sistema de saúde, o acesso aos medicamentos, melhorar a qualidade do atendimento da saúde e controlar as endemias no país, como tuberculose e dengue.
Luiz Odorico Monteiro de Andrade, que já atuou na Secretaria de Relações Internacionais do Conasems e na Secretaria municipal de Saúde de Sobral (CE), vai presidir o Conasems nos próximos dois anos. Foram empossados, ainda, os os membros do conselho honorário, que estão comemorando 15 anos da consolidação do sistema único de saúde no país.
Também participaram da cerimônia, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes e o prefeito de Sobral (CE), Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes.