Brasília, 4/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) declarou de utilidade pública de faixas de terra em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul destinadas à passagem de duas linhas de transmissão. As declarações favorecem as empresas Expansion Transmissão Itumbiara Maribondo Ltda e a Rio Grande Energia S/A.
A linha Itumbiara - Maribondo, de propriedade da Expasion, de 213 quilômetros de extensão, opera com tensão de 500 quilovolts (kV) e passa pelos municípios de Araporã, Monte Alegre de Minas, Centralina, Canápolis, Prata, Comendador Gomes, Itapagipe, Frutal e Fronteira, em Minas Gerais. A segunda linha, pertencente à RGE, passará pelo município de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul. Denominada Derivação Lagoa Vermelha 2 - Lagoa Vermelha 1 - Vacaria, a linha vai operar com tensão de 138 kV e terá 4,5 quilômetros de extensão.
Também foram declaradas de utilidade pública, em favor da empresa Centrais Elétricas do Rio Jordão S/A (Elejor), as áreas de terra no Paraná necessárias à implantação das hidrelétricas do Fundão e Santa Clara, ambas de 120,1 MW de potência instalada. A Agência declarou ainda de utilidade pública, em favor da Cteep, a área de terra necessária à melhoria das condições de acesso e segurança da subestação Limeira I, em 138/13,8 kV, localizada no Município de Limeira (SP).