Físico defende uso das Forças Armadas no combate às queimadas na Amazônia

08/05/2005 - 12h41

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O físico Luiz Pinguelli Rosa, integrante do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, defendeu a utilização das Forças Armadas para o combate às queimadas na Amazônia. Em entrevista à Radiobrás, ele disse que atualmente este é o maior problema que o país enfrenta em relação à emissão de gases de efeito estufa.

Pinguelli reconheceu que o governo vem se empenhando para impedir as queimadas, mas lembrou que há muito a ser feito ainda. "É claro que há iniciativas", ressaltou, acrescentando que o governo, através do Ministério do Meio Ambiente, tem demonstrado um "empenho muito grande e reconhecido o problema".

Na entrevista, o físico afirmou que o Inventário das Emissões Brasileiras apresentado na Reunião do Clima ocorrido em dezembro do ano passado, em Buenos Aires (Argentina), colocou a questão em evidência. Para ele, o Brasil está consciente e o governo tem providências, mas "é preciso muito mais". Citou como um bom começo a proposta que será levada à próxima reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que deve ocorrer ainda este mês. No encontro, a idéia é discutir metas de redução do desmatamento e das queimadas na região. Pinguelli considerou "um absurdo" o que está acontecendo na Amazônia. "Nos brasileiros não podemos ficar alheios a isso", lamentou, sugerindo que é neste contexto que se aplicaria a ação das Forças Armadas.

Luiz Pinguelli Rosa participou, na última sexta-feira (6), do seminário Protocolo de Kioto e Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo governo estadual.