Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
Rio - Os 60 anos do fim da 2ª Guerra Mundial foram comemorados hoje nesta capital com uma cerimônia no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, desfile de civis e de dois mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.
A solenidade em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi preparada pelo Comando Militar do Leste, 1º Distrito Naval e 3º Comando Aéreo Regional. Houve, também, sobrevôo de caças de guerra, salva de tiros de uma fragata ancorada próximo ao Monumento e a descida de pára-quedistas, além da apresentação da banda dos Fuzileiros Navais e de homenagem aos 454 brasileiros mortos na 2ª Guerra.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou na Itália, foi criada em 9 de agosto de 1943. O embarque dos primeiros militares (pracinhas) que iriam se juntar aos aliados ocorreu nos dias 29 e 30 de junho de 1944, com a chegada em Nápoles do 1º Escalão da FEB em 16 de julho do mesmo ano. Os pracinhas retornariam ao país mais de um ano depois, em 18 de julho de 1945. Os brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial foram enterrados no cemitério da cidade de Pistóia, perto de Florença.