Representações estrangeiras começam a chegar para Cúpula América do Sul - Países Árabes

08/05/2005 - 12h55

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A movimentação no aeroporto internacional de Brasília aumentou na manhã deste domingo. Diversas delegações estrangeiras desembarcaram em comitivas para a Cúpula América do Sul Países Árabes. Um dos primeiros a chegar foi o ministro dos Negócios Estrangeiros da Tunísia, Abdelbaki Hermassi, seguido do vice-chanceler do Peru, Armando Lecaros.

No final da manhã, desembarcaram o ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Mohamed Benaïssa, e o primeiro ministro da Síria, Mohammad Naji Al Otri. Representantes da Mauritânia, Jordânia e Kuaite também já estão na cidade. Escoltadas por policiais militares e rodoviários, as delegações seguiram em carros oficiais que aguardavam as autoridades nas pistas de embarque e desembarque do aeroporto.

A comitiva síria optou por uma saída alternativa, localizada nos limites da pista de pouso. Antes de partir, o primeiro ministro conversou com empresários brasileiros de origem síria durante 10 minutos na sala VIP. "Por ser engenheiro, o primeiro ministro demonstrou interesse em saber há quanto tempo Brasília foi construída. Achou o Lago muito interessante", conta Ahmad Yahya, empresário do ramo de construção.

Da delegação do Egito, desembarcou este domingo um grupo de 20 tradutores. Entre eles, Suzane Abulferag. Pela primeira vez em Brasília, espera poder conhecer a cidade. Um microônibus deve levar os tradutores para um passeio ainda hoje. Na Cúpula, os representantes egípcios pretendem se comunicar com os latino-americanos. "Muitos empresários vieram na comitiva e devem precisar da nossa ajuda", diz Suzane.

AD