Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Sherit Hapleitá (Associação dos Sobreviventes do Holocausto) e a Associação Beneficente e Cultural B´nai B´rith do Brasil, realizam amanhã (9) uma sessão solene no Centro da Cultura Judaica para marcar o fim da 2ª Guerra Mundial e o fim do Holocausto. A cerimônia ocorrerá às 20 horas.
Este ano o Dia da Recordação dos Mártires e Heróis da 2ª Guerra Mundial terá a participação do Comando Militar do Sudeste e coordenação dos jornalistas Ben Abraham, sobrevivente dos campos de concentração e Lia Bergmann, assessora de Direitos Humanos da B´nai B´rith.
Cerca de 160 alunos de escolas municipais, professores e as bandas da Escola do Corpo de Bombeiros e do II Exército participam da festa, que contará também com painéis sobre a presença brasileira na 2ª Guerra Mundial e Nazismo nunca mais. O evento conta com o apoio da Confederação Israelita do Brasil e Federação Israelita de São Paulo.
Durante o ano voluntários da Sherit Hapleitá e da B´nai B´rith farão palestras nas escolas sobre o Holocausto e a 2ª Guerra, focalizando a intolerância, o racismo, e a importância da educação para uma cultura de paz e não-violência. As bibliotecas e os alunos receberão livros sobre o tema doados pelas duas entidades.