Hidrovia do Rio Madeira é considerada referência em segurança para transporte fluvial

23/03/2008 - 19h05

Gilberto Costa
Repórter da Rádio Nacional da Amazônia
Brasília - Economistase empresários apostam que em dez anos o Brasil seráresponsável por mais da metade da quantidade de soja, etanol,minério de ferro, entre outras matérias-prima, em circulaçãono mundo. Para o consultor para logística e infra-estrutura detransporte da Confederação de Agricultura e Pecuáriado Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, para dar conta da demanda de todo o planeta, o paísterá que colocar sua produção sobre os barcos e levar a todos osdestinos.

Das hidrovia existentes, a do Rio Madeira é apontada como a mais segura, segundo o consultor ambiental Eduardo Martins. Ahidrovia do Madeira tem pouquíssimos acidentes, ela estáorganizada principalmente para transportar grãos e ainformação que dispomos é que opera de formasatisfatória”, afirma Martins.

Asinalização da hidrovia é fundamental paraevitar acidentes, de acordo com o pesquisador Waltair Machado, da Universidade Federaldo Amazonas (UFAM). “Na hidrovia do Rio Madeira, por exemplo, estáhavendo agora um processo de sinalização, mas isso porcausa da indústria da soja, especialmente.” Criada há mais de 10 anos, a hidrovia do Rio Mandeira liga Porto Velho (RO)ao porto de Itacoatiara, no Amazonas e é responsávelpelo escoamento de grande parte da produção de soja doMato-Grosso e Rondônia.