Daniel Mello
Da Agência Brasil
Brasília - O desempenho do Brasil no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) foi destaque na premiação dos campeões da terceira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, hoje (12) em Brasília. Três mil estudantes receberam medalhas e uma bolsa, no valor de R$ 100, do Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).Durante a cerimônia de premiação, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, comentou o fato de o Brasil ter ficado em 52º lugar dentre os 57 países pesquisados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), autora do levantamento.Para o ministro, a diferença na quantidade de alunos entre os países interfere na qualidade do ensino. "É muito mais fácil você ensinar ciência para 500 mil habitantes do que para 35 milhões de estudantes das escolas públicas", argumentou.Primeiro colocado na olimpíada na categoria de ensino médio, o estudante Lúcio Hossaka, apontou a desmotivação como um dos problemas no ensino de ciências no Brasil. "Parece que o ensino da matemática é um pouco precário, que não faz parte da nossa cultura apreciar matemática e da beleza exótica que ela tem. Os alunos desde pequenos já são ensinados a não gostar de matemática", disse.Segundo o ministro, a olimpíada tem a função de mudar a cultura dos alunos em relação à matéria. "A Olimpíada de Matemática está introduzindo na escola pública um elemento de animação, de motivação dos estudantes”, avaliou. “Esse é um componente fundamental para a melhoria do ensino na escola pública, principalmente no Brasil."Participaram da terceira Olimpíada de Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 17 milhões alunos de todo o país. A expectativa para o próximo ano é que participem cerca de 20 milhões de estudantes de escolas públicas.