Governo do Rio quer ampliar participação do estado no Plano Nacional de Logística e Transporte

27/08/2007 - 17h36

Adriana Brendler
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro vaipropor ao Ministério dos Transportes ampliar a participação do estado no PlanoNacional de Logística e Transporte (PNLT), que vem sendo elaborado desde o anopassado para nortear investimentos públicos e privados capazes de desenvolver ainfra-estrutura nacional do setor nos próximos 15 anos.O diagnóstico será utilizado tambémpara orientar as melhorias a serem implementadas na área pelo Plano deAceleração do Crescimento (PAC). A versão preliminar PNLT,apresentada hoje (27) na capital fluminense, recomenda investimentos no Rio deJaneiro em obras como a conclusão do arco rodoviário metropolitano e aampliação do Porto de Sepetiba, no sul do estado.Para o subsecretário de Transportesdo estado do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, no entanto, o Plano deixou de incluirprioridades estratégicas como investimentos no Aeroporto Internacional doGaleão e no Porto do Rio de Janeiro que com poucos recursos poderiam resolver“gargalos” no transporte de cargas e de passageiros em toda a região sudeste.Segundo ele, hoje o Galeão utiliza somente 60% da capacidade do terminal depassageiros e 30% do terminal de cargas.“O Galeão é o maior aeroporto daAmérica do Sul, com apenas uma pequena reforma terminal de passageiros, que nãoultrapassa R$ 30 milhões de reais, tem capacidade de absorver com tranqüilidadeo excesso de demanda que hoje está no aeroporto de Congonhas”, afirmou. No caso do Porto do Rio a ociosidadedo terminal de containers chega 60%. “Sem fazer praticamente investimentonenhum ele poderia mais que dobrar sua movimentação de carga a curtíssimoprazo”, argumentou Pinho.De acordo com o subsecretário, os dadoseconômicos de 2002 utilizados para a montagem do PNLT não avaliam compropriedade os cenários futuros do estado, pois não incluem uma série de empreendimentosrecentes como a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em SãoGonçalo, na região metropolitana. Ele defendeu ainda que ainfra-estrutura existente em cada estado, seja levada em conta ao distribuir aprevisão nacional de investimentos para potencializar os recursos.O secretário de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes,Marcelo Perrupato, informou que as sugestões do governo fluminense serãoavaliadas, uma vez que o PNLT só será concluído em meados de novembro depoisque todos os estados tiverem apreciado o planejamento e apontado alteraçõespertinentes.“O plano não incluiu algumas visões mais recentes aqui da economiado estado do Rio, mas o que vamos fazer é exatamente é tentar antever problemaspara que eles não ocorram. A gente não quer que o transporte seja obstáculo aodesenvolvimento sócio-econômico do país e dos estados, mas que ele seja indutordesse processo de desenvolvimento”, destacou Perrupato.