Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Sociedade Brasileirade Mastologia (SBM) lança hoje (27) uma campanha nacional paracombater o câncer de mama. Serão realizadas açõesde conscientização popular em todo o país, comodistribuição de panfletos explicativos e palestras comespecialistas. No Rio de Janeiro,voluntários e médicos vão participar, durantetodo o dia, de um evento na Cinelândia, local de grandemovimentação de pedestres no centro da cidade, parachamar a atenção sobre a importância dodiagnóstico precoce. De acordo com a SBM, 90% dos casosdetectados no estágio inicial podem ser curados. Mas, noBrasil, o índice é de apenas 60%. Segundo o presidente dasociedade, Diógenes Basegio, as mulheres com históricofamiliar de ocorrência da doença devem ficarespecialmente atentas. “O histórico familiar é ofator de risco mais importante, especialmente se o câncerocorreu na mãe ou em uma irmã, se foi bilateral e sefoi desenvolvido antes da menopausa”. A tradicionalrecomendação de que a mamografia seja realizadaanualmente a partir dos 40 anos continua válida, mas osmédicos da SBM alertam para o aumento da incidênciaentre jovens. Por isso, o ideal é fazer, além dosexames clínicos, o toque da mama para detectar o aparecimentode nódulo ou caroço. A estimativa é de queapenas 23% das brasileiras o façam. A SBM estima ainda que53 mil novos casos de câncer de mama vão surgir no paísneste ano e que 12 mil pessoas podem morrer.