Fórum faz ''um minuto de barulho'' por ex-guerrilheiro de El Salvador

28/01/2006 - 13h53

Daniel Merli
Enviado especial

Caracas (Venezuela) – A marcha de abertura do 6º Fórum Social Mundial ainda enchia as ruas de Caracas na terça-feira (24) quando foi noticiada a morte de Schafik Handal, líder político de El Salvador. Filho de imigrantes palestinos, Schafik foi um dos fundadores, em 1980, fa Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), principal partido da esquerda salvadorenha.

A FMLN foi resultado do agrupamento de três grupos de guerrilha. Schafik pertencia às Forças
Populares de Libertação Farabundo Martí, em homenagem ao líder guerrilheiro da década de 1930.

"Quero pedir a todos que se levantem e façam um minuto de barulho pelo companheiro Schafik", pediu o presidente Hugo Chávez, ontem (27) em seu discurso na Assembléia Mundial dos Movimentos Sociais. Foi atendido. Os cerca de 15 mil presentes ao ginásio Poliedro, em Caracas, bateram palmas,
assobiaram e gritaram.

Shafik teve um ataque cardíaco ao voltar da Bolívia, onde assistiu, no último domingo, à posse do presidente Evo Morales. "Encontrei-o lá e me disse que estaria aqui", contou Chávez. Com o "minuto de barulho, mostramos que Shafik está presente". Schafik foi candidato à presidência de seu país em 2004, ficando em segundo lugar, com 36% dos votos.