Rezende garante recursos para incentivar contratação de pesquisadores

16/11/2005 - 15h32

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério de Ciência e Tecnologia terá no orçamento de 2006 cerca de R$ 250 milhões para investir na subvenção a empresas para contratação de mestres e doutores. Segundo o ministro Sergio Rezende, existem recursos ainda para financiar projetos de pesquisa para as empresas.

Em entrevista coletiva à imprensa após a abertura da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se realiza até sexta feira (18), o ministro acrescentou que "temos um conjunto de instrumentos novos para incentivar a inovação nas empresas".

Atualmente, lembrou, os pesquisadores que se formam nas universidades têm praticamente uma única alternativa no mercado de trabalho, que são as próprias instituições acadêmicas. Rezende disse esperar que nas áreas tecnológicas, de exatas, juntamente com as de ciência e tecnologia, sejam abertos novos caminhos a partir das medidas que estão sendo tomadas e das propostas que surgirão ao final da conferência.

"Não dá para prever, porque isso também é uma questão que tem a ver com a cultura do setor empresarial. No momento em que uma empresa vir que a presença de um pesquisador ou de um doutor em uma outra empresa está fazendo com que ela ganhe mercado e produza processos novos, isso vai fazer com que outros empresários sigam o exemplo", afirmou. A mudança do setor empresarial, destacou o ministro, é um desafio grande para os próximos anos.

Também participam da Conferência representantes dos ministérios da Integração Nacional, da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além de integrantes de organizações não-governamentais e empresários. Ao final do encontro será divulgado um documento sobre as necessidades para redirecionar à inovação os setores industriais do país.