Pesquisa da FGV aponta Nordeste com maior número de matrículas na pré-escola

16/11/2005 - 20h45

Rio, 16/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Nordeste é a região brasileira com maior número de matrículas de crianças na pré-escola e creche, segundo informa a Pesquisa Educação da Primeira Infância, divulgada hoje (16) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o coordenador do estudo, Marcelo Neri, cerca de 70% das crianças nordestinas estão matriculadas na pré-escola ou creche, enquanto a média nacional é de 68%.

Os motivos da vantagem para a região, segundo Neri, ainda estão sendo avaliados pelo grupo de pesquisadores do estudo, mas podem estar relacionados a programas sociais de transferência de renda. "Essa liderança surpreendente dos municípios nordestinos, tradicionalmente áreas com indicadores educacionais e sociais mais baixos, pode estar relacionada a uma série de fatores, como a migração para o Nordeste de programas sociais como o Bolsa Escola e o Bolsa Família", avaliou.

A pesquisa da FGV traz indicadores de todos os municípios brasileiros e até estatísticas internacionais. Marcelo Neri disse que na internet (www.fgv.br/cps), os interessados podem inclusive fazer simulações sobre a probabilidade de uma criança freqüentar a escola, baseadas em certos parâmetros. "Uma mãe, por exemplo, pode fazer uma simulação de estatísticas, apresentando dados como se seu filho é homem, mora em tal região, em que ela trabalha, se mora com a mãe. A partir daí, sai a probabilidade de aquela criança freqüentar a escola.", explicou.

Segundo Neri, com esse recursos, "os moradores de cada cidade vão poder comparar a sua situação em relação a outras pessoas e municípios, fornecendo mais subsídios para cobrar providências às autoridades de educação".