Conselho de Ética ouvirá amanhã o deputado Wanderval Santos

16/11/2005 - 20h48

Brasília, 16/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou hoje (16), durante reunião administrativa, a agenda de depoimentos a serem tomados nos próximos dias para a instrução de processos que pedem a cassação de deputados. O primeiro depoimento marcado, para as 10 horas de amanhã (17), é do deputado Wanderval Santos (PL-SP), que responde processo de quebra de decoro parlamentar. Na sexta-feira (18) o Conselho não terá reunião para ouvir depoimentos.

Na segunda-feira (21), às 16 horas, será tomado o depoimento do deputado Pedro Corrêa (PP-PE); na manhã de terça-feira, o do deputado João Paulo Cunha (PT-SP); e na tarde do mesmo dia, o do ex-assessor da liderança do PP, João Cláudio Genu, que foi arrolado como testemunha no processo contra o deputado Pedro Henry (PP-MT) pelo relator da matéria, deputado Orlando Fantazzini (PSOL-SP). Outros depoimentos poderão ainda ser marcados para a próxima semana.

O Conselho de Ética analisa processos de cassação de 11 deputados. Todos foram citados no relatório parcial das comissões parlamentares de inquérito dos Correios e da Compra de Votos por suposto envolvimento no esquema de repasse de recursos por meio do empresário Marcos Valério, chamado de "valerioduto". O presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), pediu pressa aos relatores dos processos e também que diminuam o número de testemunhas a serem ouvidas.

Izar anunciou que vai tentar convocar todos os deputados que respondem processo para depor até o final deste mês. Dos 11 investigados, apenas Professor Luizinho (PT-SP) já depôs no Conselho.