Programa Cozinha Brasil já capacitou mais de 70 mil pessoas no país

16/11/2005 - 16h16

Fortaleza, 16/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - A secretária de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) , Kátia Campos, informou hoje que mais de 70 mil pessoas já foram capacitadas no país pelo programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente. Segundo ela, a meta é dobrar esse número até o final do ano que vem.

Ao participar da abertura do 1º Encontro Nacional do Programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente, Kária explicou que a capacitação tanto é para cozinheiras que trabalham em creches e cozinhas comunitárias quanto para as pessoas que vão capacitar essas cozinheiras.

O objetivo do encontro é avaliar o que está sendo desenvolvido em cada estado brasileiro. "É uma parceria do Sesi (Serviço Social da Indústria) com o MDS, no sentido de fortalecer o uso dos alimentos regionais, com prioridade para os que têm mais valor nutritivo", explicou Kátia. Segundo ela, o programa ensina a aproveitar ao máximo os alimentos, "tirando deles tudo que podem dar para melhorar a saúde da população, principalmente a camada mais pobre".

De acordo com Kátia, esse processo de educação para uma alimentação de melhor qualidade significa uma mudança do próprio conceito de alimentação, "valorizando a cozinha regional, os alimentos locais, a comida fresca, não industrializada, e também o aproveitamento daquelas partes que costumam ser jogadas fora, como a casca da banana e o talo de couve".

O Encontro Nacional do programa Cozinha Brasil continua amanhã (17), em Fortaleza, com a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.