Petrobras anuncia descoberta de petróleo de "alta qualidade" no Recôncavo Baiano

16/11/2005 - 13h47

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Petrobras anunciou hoje (16) a descoberta de petróleo de "excelente qualidade" em um poço do Recôncavo Baiano. A descoberta se deu a partir da perfuração do poço exploratório denomina Fazenda Palmeira número 1, localizado no município baiano de Esplanada, a 170 quilômetros de Salvador.

As informações divulgadas pela companhia indicam que foram encontrados reservatórios de óleo e gás a 420 metros de profundidade, em condições semelhantes à que ocorreu em setembro do ano passado, no mesmo bloco exploratório, no Campo de Jandaia. Lá os reservatórios situam-se a 900 metros de profundidade e a produção atual chega a 2.400 barris de óleo por dia.

Visando a delimitação, definição dos volumes do petróleo descoberto e avaliação da produtividade dos reservatórios, a Petrobras já está encaminhando para analise por parte da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a proposta do Plano de Avaliação para esta nova descoberta.

Segundo a empresa, os resultados refletem o esforço exploratório que a Petrobras tem realizado nas bacias terrestres brasileiras, incluindo a do Recôncavo. A Petrobras fez descobertas do Campo de Jandaia, em 2004, e Fazenda Palmeira, este ano. Ambos os blocos foram arrematados pela Petrobras na 5ª Rodada de Licitações de áreas para exploração e produção de petróleo e gás realizada pela ANP.