Ministro destaca importância de investimento em Ciência e Tecnologia para gerar desenvolvimento

16/11/2005 - 10h49

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, disse hoje (16) ao abrir a 3ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, que os investimentos em ciência e tecnologia geram desenvolvimento. "Isso pressupõe a capacidade de distribuir conhecimento e riquezas, por meio de um processo permanente de inclusão social em que educação, saúde habitação emprego e renda estejam ao alcance de todo o cidadão".

Rezende ressaltou que o encontro tem como metas formular propostas para promover o crescimento sustentável do país. "A conferência tem o objetivo de analisar a atual política de ciência tecnologia e inovação, seus objetivos, seus novos instrumentos, seus resultados reais, como também, formular propostas e estratégias de ação para promover o crescimento sustentável do Brasil".

Participam da solenidade o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, representantes de organizações governamentais e não-governamentais e empresários.

Durante três dias serão debatidos temas como geração de riquezas e inclusão social. Ao final do encontro será divulgado um documento sobre as necessidades para redirecionar os setores industriais do país para a inovação. O documento será apresentado ao governo, ao Legislativo e a demais órgãos competentes.