Mercadante e Jucá defendem que ministro aborde todos os assuntos no depoimento

16/11/2005 - 15h21

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, e Romero Jucá (PMDB-RR) defenderam, há pouco, que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, fale sobre todos os assuntos que envolveram seu nome nos últimos dias, no depoimento que faz, neste momento, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Mercadante afirmou que "o momento político exige muita responsabilidade e é oportuno para esclarecer todas as dúvidas e acalmar o mercado". O senador disse que não se pode colocar em risco o êxito alcançado na área econômica e ressaltou que, embora respeite, não entende a posição de parlamentares da oposição, que decidiram só arguir o ministro em temas relacionados à economia.

"Peço que vossa excelência fale sobre economia. Mas fale ao Brasil e à sociedade de todas as questões que vossa excelência julgue e queira dizer. Essa é uma excelente oportunidade", disse Mercadante ao ministro da Fazenda.

O senador Romero Jucá disse que não entende a posição dos oposicionistas. "Vamos discutir economia, e o que está impactando a economia no momento são as denúncias contra Palocci. Respeito a oposição, que não quer questionar sobre isso. Eu vou questionar", afirmou o parlamentar.

Antes da fala de Mercadante e Jucá, senadores oposicionistas afirmaram que não questionariam o ministro sobre denúncias referentes à época em que ele foi prefeito de Ribeirão Preto (SP), sob a alegação de que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado não é o fórum adequado, e sim a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos.