Indústria de calçados e a de madeira são as que mais demitem em setembro

16/11/2005 - 13h55

Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Rio – Os setores industriais de calçados, artigos de couro e de madeira foram os que mais demitiram em setembro, segundo pesquisa divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com o mesmo mês de 2004, houve queda do emprego de 15,7% em calçados e couros e 15% em madeira.

"Esses setores têm uma parte mais voltada para a exportação e podem estar sentindo os efeitos de um câmbio mais valorizados", avalia Denise Cordovil, técnica da coordenação de indústria do IBGE. Com relação aos salários, os dados do IBGE revelem que o trabalhador recebeu em setembro 1,3% a menos que no mês de agosto.

No confronto setembro/05 e setembro/04 a folha de pagamento real teve um acréscimo de 3,7% com taxas positivas em 10 das 14 localidades pesquisadas, sendo que a maior contribuição para a formação dessa taxa partiu de São Paulo (4,1%), seguido de Minas Gerais (9,7%).

Os setores que em neste período registraram aumento na folha de pagamento acima da inflação foram os de alimentos e bebidas (aumento de 11,2%), máquinas e equipamentos (8,0%), e meios de transportes (5,9%).