Haddad destaca matrícula na pré-escola para aumentar taxa de escolaridade

16/11/2005 - 19h06

Rio, 16/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - A matrícula de crianças de baixa renda na pré-escola (dos quatro aos seis anos de idade) pode aumentar em dois anos a taxa de escolaridade desses alunos. A afirmação é do ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o seminário Educação na Primeira Infância, promovido hoje (16) pela Fundação Getúlio Vargas.

"É o caso, por exemplo, de dois pais sem instrução: um deles matriculou seu filho na pré-escola e outro, não. Depois de 20 anos, o filho que freqüentou a pré-escola tem cerca de dois anos a mais de escolaridade em relação ao que não foi matriculado", disse Haddad. Segundo ele, "isso mostra o enorme impacto da pré-escola no desempenho escolar da criança".

Outro ponto destacado pelo ministro é o "grande abismo entre classes sociais existentes na pré-escola". De acordo com pesquisas do ministério, mais de 90% das matrículas na pré-escola são de crianças provenientes de famílias com renda de 20 salários mínimos, enquanto nas que recebem um salário o índice é de apenas 30%. Haddad salientou, no entanto, o crescimento do percentual de matrículas de brasileiros na pré-escola: passou de 40%, entre 1998 e 1999, para quase 50% nos anos de 2002 e 2003.