Forte esquema de segurança protege participantes da cúpula da sociedade da informação

16/11/2005 - 9h39

Marcia Detoni
Enviada especial

Tunis - A segunda fase da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação começou na manhã de hoje (16) na capital da Tunísia sob forte esquema de segurança. A vigilância é ostensiva desde a chegada no aeroporto. Forças de segurança estão posicionadas em toda a cidade e policiais internacionais revistam a bagagem dos visitantes na entrada dos hotéis. "É para ver se não tem armas ou bombas", explicou um funcionário do Hotel Yadis IBN que prefere não ser identificado.

O forte esquema de segurança impede que os 10 mil participantes da cúpula cheguem de carro ou táxi ate o local do encontro, que se realiza no centro de exposições Palexpo Kram, em uma zona periférica da cidade. Os automóveis são parados a três quilômetros de distância. O acesso ao local só é possível por meio de ônibus especiais, nos quais os passageiros têm pastas e bolsas checadas ao embarcar.

Como é de praxe nesse tipo de encontro internacional, o acesso ao local da cúpula só é permitido mediante credenciamento e identificação, mas o esquema segurança na cidade surpreendeu os participantes. "Na cúpula de 2003, em Genebra, só havia segurança na entrada do evento", comentou o jornalista Tadaferua Ujora, editor do jornal nigeriano Weekly Trust. "Mas é compreensível que isso aconteça por se tratar de um país árabe, onde há tanto descontentamento com a ONU (Organização das Nações Unidas) e com a comunidade internacional", comentou.