Emprego industrial em São Paulo cresce 0,62% em outubro, segundo Fiesp

16/11/2005 - 18h08

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A indústria do estado de São Paulo criou no mês de outubro 13.118 novos empregos, o que representa um aumento no mês passado de 0,62% no número de trabalhadores na indústria paulista em comparação a setembro. Os dados, divulgados hoje, são da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Com ajuste sazonal, ou seja, considerando variações causadas por efeitos característicos do período, o crescimento de outubro fica em 0,32%. No acumulado do ano (de janeiro a outubro), o número de novos empregos na indústria de São Paulo chega a 101.900 postos, o que significa uma elevação de 4,92% no número de trabalhadores industriais.

O último mês em que a indústria paulista reduziu o quadro de trabalhadores foi em dezembro de 2004, quando houve queda de 1,42% no número de empregados. Segundo os dados da Fiesp, a elevação dos empregos industriais de outubro só foi menor neste ano que a de fevereiro (0,74%) e julho (0,81%). No entanto, outubro de 2004 teve um crescimento maior, de 0,87%.

Segundo o diretor do Departamento de Economia da Fiesp, Paulo Francini, o resultado positivo de outubro foi surpreendente e se deveu a contratação realizada por setores da indústria que precisam de mais mão-de-obra para o período de festas de fim-de-ano.

"Foi uma agradável surpresa. Temíamos que o nível de emprego apresentasse queda ou elevação menos expressiva" disse.