CPMI da Compra de Votos reúne-se à tarde para apreciar relatório de Abi Akel

16/11/2005 - 11h44

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga denúncias de compra de votos (CPMI da Compra de Votos) vai reunir-se a partir das 14 horas para leitura do relatório do deputado Ibrahim Abi Akel (PP-MG). A reunião chegou a ser aberta na manhã de hoje, mas foi suspensa pro falta de quorum.

O relator não quis adiantar o teor do documento, mas afirmou que é "um relatório consistente". Segundo ele, todas as informações de que precisava foram colhidas ao longo das investigações e, para preparar o texto final, foi preciso apenas "costurar os dados".
Questionado se pediria o indiciamento de algum dos envolvidos nas denúncias, ele disse que isso é papel do Ministério Público.

O presidente da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), disse que a apresentação do relatório depende do comparecimento dos parlamentares. "Se não houver quorum, não haverá relatório".

O prazo regimental para encerramento da CPMI da Compra de Votos termina hoje. O senador Amir Lando disse que está mantendo contatos com as lideranças partidárias para conseguir, até meia-noite, assinaturas suficientes para requerer a prorrogação dos trabalhos. São necessárias 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores. "Fizemos contatos com as lideranças partidárias no sentido de que todos entendam o imperativo categórico, inclusive para salvar a imagem do Congresso como um todo", afirmou.