Cosméticos de origem orgânica são destaque em feira internacional no Rio

16/11/2005 - 13h45

Rio, 16/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os cosméticos feitos com matéria prima de origem vegetal e natural são a vedete da BioFach América Latina, versão latino-americana da maior feira internacional de produtos da agricultura orgânica. Aberta hoje no Riocentro, a feira reúne cerca de 200 expositores do Brasil e do exterior. Muitos são do setor de saúde e beleza, o que mais cresce depois do de produtos alimentícios.

Segundo a organizadora da BioFach América Latina, Maria Beatriz Martins Costa, os cosméticos orgânicos são livres de sintéticos e não causam alergias. "Esses produtos para saúde e beleza são provenientes de empresas que seguem uma postura responsável com o meio ambiente e adotaram o conceito de sustentabilidade", afirmou Maria Beatriz.

Os produtos de limpeza também também são destaque na feira. A iniciativa pioneira no Brasil é desenvolvida pela empresa Cassiopéia, que há 24 anos comercializa produtos de beleza no Brasil e também no exterior. O empresário Falk Weltzien explicou que os produtos de limpeza orgânicos são feitos à base de óleo vegetal e não com derivados da petroquímica.

"A vantagem é que realmente produtos sintéticos derivados do petróleo se mostram tóxicos para o meio ambiente e para o ser humano. A gente começa a ter alergias, então a vantagem desse é que ele não é tóxico para o meio ambiente, nem para o ser humano, é altamente biodegradável e de fontes renováveis", acrescentou.

O empresário reconheceu que os preços ainda não são atrativos – um detergente orgânico custa quatro vezes mais do que o mesmo produto não orgânico - mas ele acredita que aos poucos os produtos orgânicos ficarão mais acessíveis.

A BioFach América Latina vai até a próxima sexta-feira (18).