Cooperação econômica entre América Latina e Europa é tema de congresso em Recife

16/11/2005 - 6h20

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – As garantias contra riscos que as pequenas e médias empresas do Brasil e da América Latina precisam obter para investir em outros países foram apresentadas pelo especialista em marketing do Banco Mundial, Keith Martin, aos participantes do congresso Connect, que reúne em Recife mais de 150 representantes de 16 países.

A idéia do encontro, promovido pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) é ampliar a cooperação econômica entre empresas da América Latina e Europa, por meio do programa Al-Invest, financiado pela Comissão Européia.

Martin explicou que, entre as vantagens oferecidas pela Agência Multinacional de Garantias de Investimentos (Miga), do Banco Mundial, há a possibilidade de ajudar as empresas com seguros e empréstimos, além de informações transmitidas pela internet a respeito de potencialidades do Brasil e de outros países para investimentos em projetos específicos.

O especialista lembrou que o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird ou Banco Mundial), fundado em 1945, ajuda países em desenvolvimento por meio da concessão de linhas de crédito em áreas como saúde, infra-estrutura e educação. No Brasil, entre os projetos do governo federal viabilizados com investimentos do Bird estão o programa de Reforma do Setor de Saúde (Reforsus) e a construção do gasoduto Brasil-Bolívia.