Comissão da Câmara defende verba específica para projetos de inclusão digital

16/11/2005 - 19h23

Brasília, 16/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - A Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicações da Câmara dos Deputados quer que o Orçamento Geral da União para 2006 destine verba específica aos projetos de inclusão digital. A proposta, que deve ser oficialmente apresentada na forma de emenda à Lei Orçamentária, foi discutida hoje (16) em reunião do ministro das Comunicações, Hélio Costa, com o presidente da Comissão, deputado Jader Barbalho (PMDB-PA).

Também participaram da audiência o deputado José Priante (PMDB-PA), relator setorial de infra-estrutura do Projeto de Lei Orçamentária de 2006, e o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará e autor de um estudo sobre implantação de núcleos para capacitação tecnológica da população – os chamados telecentros.

"Ficou decidido que teremos pelo menos três emendas para a área de comunicações e inclusão digital. Estamos trabalhando para atender melhor todos os estados brasileiros, com base nas propostas apresentadas pelos deputados à comissão", resumiu o ministro ao final da reunião, que durou cerca de uma hora. Depois de formatadas, as propostas serão apreciadas pelo plenário da Comissão na semana que vem.

Segundo Jader Barbalho, a principal emenda deverá tratar da implantação de núcleos de informações tecnológicas, concebidos para dar suporte a estudantes e trabalhadores de pequenos municípios, com serviços nas áreas de inovação tecnológica, Internet, bibliotecas multimídia, treinamento e ensino à distância. Estes centros também serviriam como pontos de atração cultural.

A partir de agora, Comissão e Ministério deverão definir, em conjunto, o montante a ser sugerido para a inclusão digital. "Espero que até o início da semana que vem tenhamos formatadas as propostas de emenda e a Comissão é quem definirá, na próxima quarta-feira, quais serão as suas prioridades", disse Barbalho. O deputado revelou, ainda, que deverão ser levadas ao plenário outras duas emendas na área de Ciência e Tecnologia.